+ Aconcágua

Todo mortal que pensa em conquistar a montanha mais alta das Américas obrigatoriamente passa pelo Vale de Horcones (2950m) que começa bem aí. São 3 horas de caminhada até Confluência (3400m), o primeiro dos acampamentos. São míseros 450 metros de desnivel porém é quando o organismo se depara com a altitude que surte efeito nessa faixa e alguns pequenos sintomas são perceptíveis. Do nosso ponto de vista essa caminhada de 3 horas nem seria tão ruim se a gente não estivesse com as mochilas carregando os mantimentos para os 3 dias que teríamos pela frente. Essa situação deve complicar ainda mais para quem vai até Plaza de Mulas. Mais dias = mais comida para carregar.

Para a situação de ter que levar muita coisa para passar 7 ou 20 dias no caso de quem quer conquistar a montanha existem as mulas para fazer o serviço pesado. Obviamente o pessoal que cuida delas morde mesmo na hora de acertar o pagamento. Ficamos sem saber o quanto, ouvimos dizer que custava 100 dólares. É realmente uma grana mas quem quer subir a montanha vai ter que pagar o frete.

Tudo muito pesado e cansativo. A todo momento no Vale de Horcones esses passarinhos nos seguem esperando alguma migalha. Já esta na genética deles a sabedoria de que onde há montanhistas, há fome, e há migalhas de bolacha, pão e tudo mais que temos que comer para aguentar esse peso todo. E eles estão lá. Leves como o vento, sem mochilas e sem proteção alguma, através dos tempos, se contentando apenas com as migalhas. E sem se perguntar porque.

Nem tão leve é o helicóptero do parque com suas limitações. Não pode levantar vôo se o tempo estiver ruim ou muito ventoso. Mas lá está ele. Notem o tamanho dele perto de uma fração do tamanho dessa montanha ao lado. Agora vamos combinar. Não seria nada mal dar uma voltinha nesse cenário. Porém ser piloto de helicóptero é  uma profissão perigosa. Ainda mais num terreno assim tão hostil.

Por todo lado essa terra esconde o frio e o gelo. A primeira vista é um monte de terra e pedras. Olhando melhor percebe-se que essas pedras prateadas são puro gelo em constante movimento que vem desde o pé do Aconcágua e termina lá pertinho do acampamento Confluência.

 

 

 

Anúncios

Sobre Expedição Guanacos

Viagens de carro e bicicleta pela Argentina e Chile Ver todos os artigos de Expedição Guanacos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: